Estratégias
Atividade central - O professor bibliotecário
na biblioteca mostra dois livros previamente escolhidos nas listas do Plano
Nacional de Leitura para os dar a conhecer aos alunos, apresentando-os e lendo
em voz alta uma amostra de cada um.
Periodicidade – Terá uma periodicidade
quinzenal, em dia e hora calendarizada para todo o ano, seguindo um mapa
pré-estabelecido entre o professor bibliotecário e o professor titular. O tempo
destinado a cada amostra poderá variar entre 15 a 20 minutos.
Nº de alunos envolvidos -
Local - As amostras realizam-se na
biblioteca escolar.
Critérios para a escolha dos livros
Para
estimular a leitura pessoal e autónoma o professor deve procurar escolher
livros que agradem aos seus alunos.
Como os
alunos são muito diferentes e o que agrada a um pode não agradar a outro, um
dos critérios deve ser a diversidade: em cada dia as amostras devem ser de
obras muito diferentes entre si – géneros diferentes, temas diferentes, autores
diferentes, ilustrações de diferentes estilos, etc. Deste modo, ao longo do
ano, os alunos terão oportunidade não só de conhecer uma amostra representativa
de livros disponíveis, como ampliar os seus interesses e efetuar o seu percurso
pessoal de leituras.
Para
diversificar a escolha sugere-se, ainda, que em cada sessão a apresentação dos
livros e a leitura em voz alta incidam sobre duas das seguintes hipóteses:
1º e 2ºanos
|
Uma
história breve
|
Alguns
poemas de um livro de poesia
|
|
3º e 4ºanos
|
Um/uma
parte de capítulo de um livro
|
Alguns
poemas de um livro de poesia
|
|
Um/uma
parte conto de um livro
|
|
Uma
cena de uma peça de teatro
|
|
Algumas
páginas de um livro informativo
|
|
5º e 6ºanos
|
Um/uma
parte de capítulo de um livro
|
Um/uma
parte conto de um livro
|
|
Uma
cena de uma peça de teatro
|
|
Alguns
poemas de um livro de poesia
|
|
Algumas
páginas de um livro informativo
|
Atividades a desenvolver a par
Para reforçar a atenção dos alunos será proposto
que escrevam numa ficha, os títulos dos livros que constaram das amostras para
ler+ e que façam um registo breve das impressões pessoais que a leitura
suscitou.
Modelo
de Ficha de resposta múltipla + resposta aberta
Título dos livros que foram apresentados na amostra
|
Opinião sobre a amostra, assinalar com X as três primeiras
colunas
|
Impressões pessoais
|
||
Gostei. Vou ler este livro ou outro do mesmo tipo
|
Não me interessou muito
|
Não gostei
|
||
…
|
…
|
…
|
…
|
…
|
No final de cada período os alunos apresentarão
oralmente e com suportes que eventualmente construirão os livros lidos.
Informar os alunos sobre a existência desses livros ou
de livros semelhantes na biblioteca escolar (obras do mesmo género, com o mesmo
tema, dos mesmos autores e dos mesmos ilustradores) que podem requisitar.
Propor aos alunos que façam o registo dos títulos lidos
autonomamente, num cartaz afixado na sala de aula ou disponível.
Escola -
|
||
Projeto Amostras para ler+
|
1ºPeríodo – Turma:
|
|
LEITURAS PESSOAIS
|
||
Títulos dos livros
|
Nomes dos alunos que leram cada livro
|
|
…
|
…
|
|
Apresentação dos livros pelos alunos
No final de cada período dialogar com os alunos sobre os textos lidos para que
manifestem livremente as suas opiniões, interesses e preferências.
Outras atividades a realizar ao longo do ano
Reforço da oferta de livros dos autores mais apreciados
na organização de feiras do livro na escola.
Construção de blogue sobre as leituras dos alunos.
Atribuição de diplomas aos alunos das turmas de cada
ano que participaram no projeto.
Dinamização do projeto
Os professores bibliotecários dinamizarão o projeto junto dos professores.
No final do ano
letivo enviará ao Plano Nacional de Leitura (PNL) e à Rede de Bibliotecas
Escolares (RBE) o número de turmas que se envolveram no projeto amostras para
ler+ e uma indicação do impacto deste projeto na frequência da biblioteca
escolar e na requisição de livros para leitura domiciliária.
0 comentários:
Enviar um comentário