Desenvolvimento


Estratégias

Atividade central - O professor bibliotecário na biblioteca mostra dois livros previamente escolhidos nas listas do Plano Nacional de Leitura para os dar a conhecer aos alunos, apresentando-os e lendo em voz alta uma amostra de cada um.

Periodicidade – Terá uma periodicidade quinzenal, em dia e hora calendarizada para todo o ano, seguindo um mapa pré-estabelecido entre o professor bibliotecário e o professor titular. O tempo destinado a cada amostra poderá variar entre 15 a 20 minutos.

Nº de alunos envolvidos -

Local - As amostras realizam-se na biblioteca escolar.


Critérios para a escolha dos livros

Para estimular a leitura pessoal e autónoma o professor deve procurar escolher livros que agradem aos seus alunos.

Como os alunos são muito diferentes e o que agrada a um pode não agradar a outro, um dos critérios deve ser a diversidade: em cada dia as amostras devem ser de obras muito diferentes entre si – géneros diferentes, temas diferentes, autores diferentes, ilustrações de diferentes estilos, etc. Deste modo, ao longo do ano, os alunos terão oportunidade não só de conhecer uma amostra representativa de livros disponíveis, como ampliar os seus interesses e efetuar o seu percurso pessoal de leituras.

Para diversificar a escolha sugere-se, ainda, que em cada sessão a apresentação dos livros e a leitura em voz alta incidam sobre duas das seguintes hipóteses:


1º e 2ºanos
Uma história breve
Alguns poemas de um livro de poesia
3º e 4ºanos
Um/uma parte de capítulo de um livro
Alguns poemas de um livro de poesia
Um/uma parte conto de um livro
Uma cena de uma peça de teatro
Algumas páginas de um livro informativo
5º e 6ºanos
Um/uma parte de capítulo de um livro
Um/uma parte conto de um livro
Uma cena de uma peça de teatro
Alguns poemas de um livro de poesia
Algumas páginas de um livro informativo


Atividades a desenvolver a par

Para reforçar a atenção dos alunos será proposto que escrevam numa ficha, os títulos dos livros que constaram das amostras para ler+ e que façam um registo breve das impressões pessoais que a leitura suscitou.


Modelo de Ficha de resposta múltipla + resposta aberta
Título dos livros que foram apresentados na amostra
Opinião sobre a amostra, assinalar com X as três primeiras colunas
Impressões pessoais
Gostei. Vou ler este livro ou outro do mesmo tipo
Não me interessou muito
Não gostei






No final de cada período os alunos apresentarão oralmente e com suportes que eventualmente construirão os livros lidos.

 Informar os alunos sobre a existência desses livros ou de livros semelhantes na biblioteca escolar (obras do mesmo género, com o mesmo tema, dos mesmos autores e dos mesmos ilustradores) que podem requisitar.

Propor aos alunos que façam o registo dos títulos lidos autonomamente, num cartaz afixado na sala de aula ou disponível.

Escola -
Projeto Amostras para ler+
1ºPeríodo – Turma:
LEITURAS PESSOAIS
Títulos dos livros
Nomes dos alunos que leram cada livro







Apresentação dos livros pelos alunos

No final de cada período dialogar com os alunos sobre os textos lidos para que manifestem livremente as suas opiniões, interesses e preferências.


Outras atividades a realizar ao longo do ano

Reforço da oferta de livros dos autores mais apreciados na organização de feiras do livro na escola.

Construção de blogue sobre as leituras dos alunos.

Atribuição de diplomas aos alunos das turmas de cada ano que participaram no projeto.


Dinamização do projeto

Os professores bibliotecários dinamizarão o projeto junto dos professores.
No final do ano letivo enviará ao Plano Nacional de Leitura (PNL) e à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) o número de turmas que se envolveram no projeto amostras para ler+ e uma indicação do impacto deste projeto na frequência da biblioteca escolar e na requisição de livros para leitura domiciliária.





0 comentários:

Enviar um comentário