6ºAno

Escola Básica 2,3 

6ºC - Prof. Maria do Céu Campos



Título do livro

QUERO SER ATOR


Quem sonha ser actor também sonha com palmas, sucesso, êxito, desafios permanentes, vida trepidante. Mas as oportunidades não caem pela chaminé. É preciso vocação, talento, trabalho e coragem. E é preciso procurar o caminho certo para um dia subir ao palco ou enfrentar as câmaras. Foi isso que fizeram o Manel, a Raquel, a Cristina quando se inscreveram no grupo de teatro da escola dirigido pelo professor a quem todos chamam em segredo «Bolhas». O ambiente despoletou rivalidades e paixões cruzadas, extremadas numa visita ao Teatro Aberto que lhes reservava várias surpresas.





AUTORAS


ANA MARIA MAGALHÃES


ISABEL ALÇADA




















Título do livro


DETETIVE MARAVILHAS

DESCOBRE AS DIFERENÇAS





   O Tiago Vilela é muito comunicativo e está sempre a receber convites para as festas dos colegas. Contudo, desde que o irmão nasceu, recusa-se a levar os amigos a sua casa e não permite que ninguém o acompanhe no fim das aulas.

   Que haverá de tão estranho ou valioso no seu domicílio que será preciso esconder de olhares alheios? E até que ponto não estará isto a contribuir para o isolamento cada vez maior do Tiago? O Rui, a Maria e o Alexandre não vão descansar enquanto não descobrirem...




   Esta coleção foi adaptada para a TVI em 2007. Podes ver clicando AQUI.













AUTORA
MARIA DO ROSÁRIO PEDREIRA




   Os alunos do 6º C, estiveram hoje, dia 17 de outubro, na BE da EB 2, a ouvir as explicações do professor bibliotecário sobre esta atividade. Ouvimos duas amostras de leitura dos livros acima indicados e, depois, já na sala de aula, com a ajuda da Prof. Céu, escrevemos, em folha própria, as nossas impressões pessoais, que são as seguintes:

QUERO SER ATOR | DETETIVE MARAVILHAS - DESCOBRE AS DIFERENÇAS - a Lara disse que quem escreveu estes livros tem uma imaginação fantástica; o João referiu que gostou muito porque achou muito interessante; a Laura achou os livros muito bons, expressavam muito bem os sentimentos das personagens; o Francisco manifestou o seu não muito interesse pelo livro "Quero ser ator" porque não gosta muito deste tipo de livros. Gosta mais do segundo título porque gosta mais de livros de aventuras; o Clóvis afirmou que gostou muito destes livros principalmente do segundo porque é de ação e ele adora livros de ação.








Título do livro
A CASA DOS PENHASCOS

A velha casa no Porto Moniz parecia tirada de uma gravura. Uma gravura com nuvens, ondas e gaivotas. Na casa havia uma biblioteca que era como uma biblioteca de livros. Que mistério se esconderia atrás dos livros? E quem eram os dois ingleses, altos e enigmáticos que pareciam rondar a casa?
David, Mónica, Cristina e João queriam ter uma aventura. E ela esperava-os naquela povoação longe do mundo...



Autora
ANA TERESA PEREIRA

Ana Teresa Pereira nasceu em 1958 no Funchal, onde vive. Em 1989, publicou o seu primeiro livro, Matar a Imagem, com o qual ganhou o Prémio Caminho Policial. Em 1990, na coleção Campo da Palavra, publicou o romance As Personagens.
Estreou-se na literatura infantil com A Casa da Areia e A Casa dos Penhascos, dando assim início a uma nova coleção para jovens.
Desde o seu primeiro livro tem vindo a publicar regularmente. A singularidade da sua temática e a concisão da sua escrita dão a Ana Teresa Pereira um lugar próprio na literatura portuguesa atual.  



Título do livro
O OLHAR DO DRAGÃO
O encontro dos três jovens e a primeira aventura no cenário de uma grande cidade.
Por que tremem as pernas do Jorge quando está perto de Jade, a rapariga chinesa? Quem roubou os "olhos do dragão", duas pérolas valiosíssimas a que se atribuem estranhos poderes?



Autor
ÁLVARO MAGALHÃES

Álvaro Magalhães nasceu no Porto, em 1951. A sua obra para crianças e jovens, que integra poesia, conto, ficção e textos dramáticos, repartindo-se por cerca de 80 títulos, caracteriza-se pela originalidade e invenção, quer na escolha dos temas quer no seu tratamento. 
Foi várias vezes premiado pela Associação Portuguesa de Escritores e Ministério da Cultura. Em 2002, O limpa-palavras e outros poemas foi integrado na Honour List do Prémio Hans Christian Andersen e, em 2004, Hipopóptimos – Uma história de amor foi distinguido com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian. Várias das suas publicações integram o Plano Nacional de Leitura e constam do corpus das Metas Curriculares de Português. 
Parte da sua obra (21 títulos) está publicada em Espanha, França, Brasil e Coreia do Sul.

Estivemos, de novo, reunidos na Biblioteca para nos serem apresentados mais dois livros: os que estão referidos acima.

Vamos ter mais 15 dias para os lermos e, desta vez, quem vai ler, são os seguintes alunos: Ana Carolina, Cátia, David, Guilherme e Tatiana.


Regressados à sala de aula, escrevemos os nossos comentários sobre as amostras de leitura que acabámos de ouvir do Professor Biblioecário.

A CASA DOS PENHASCOS - A Tatiana escreve que este livro é de aventuras, que a autora revela ter muita imaginação. Já o Guilherme achou este livro muito confuso. A Cátia regista que o livro lhe parece ser interessante, sobretudo na passagem que diz: "... pela passagem secreta.". A Carolina afirma que a escritora revela uma imaginação grande e que demonstra uma adoração por escrever livros como este. Finalmente, o David gostou do que ouviu deste livro porque eles se metem numa aventura e el gosta de se meter em aventuras ou que lhe contem as das outras pessoas.

O OLHAR DO DRAGÃO -  O Guilherme achou graça à leitura da amostra de maneira que estava sempre a ansiar com o que ia acontecer a seguir. A Tatiana vai querer lê-lo até ao fim.




Título
A LENDA DO VIAJANTE QUE NÃO PODIA PARAR

   Um estranho acontecimento transforma o débil Kostia num jovem vigoroso e forte como uma árvore. Mas a sua sorte tem um preço e, por isso, nunca poderá permanecer mais de três dias com as pessoas que encontra no caminho. Queres saber porquê?





Autora
CONCHA LÓPEZ NARVÁEZ

   Concha Lopez Narvaez (Sanlúcar la Mayor - Sevilla , 27 de agosto de 1939 ) é uma escritora espanhola, conhecida por seu trabalho na literatura infantil , além de reuniões com os leitores e palestras para professores e bibliotecários. Ela foi presidente por três anos da Associação Espanhola de Amigos da Criança e do livro para a Juventude e vice-presidente da Secção espanhola do International Board on Books for Young People .


Foi apresentado este livro aos alunos do 6º C neste dia 21 de novembro. O livro vai ser lido por mais 5 alunos até ao próximo dia 5 de dezembro.

Os alunos que levam agora este livro são a Daniela, a Beatriz, a Mónica, o Gonçalo e o Rodrigo.

0 comentários:

Enviar um comentário