5ºAno

ESCOLA BÁSICA 2,3

5ºB - Prof. Regina Monteiro


Título do Livro:

CORALINE E A PORTA SECRETA



Na nova casa de Coraline Jones existem vinte e uma janelas e catorze portas. Treze estão abertas mas há uma que está sempre fechada. E é precisamente essa porta misteriosa que desperta uma curiosidade inquietante em Coraline, levando-a a descobrir uma passagem secreta para uma casa aparentemente igual à sua. Mas depressa se apercebe de que algo de estranho se passa. Incrédula, Coraline assiste a um cenário invulgar: anjos que flutuam, livros com imagens que se contorcem, crânios de pequenos dinossauros que tiritam os dentes quando ela passa, cães e gatos que falam, brinquedos animados e os seus próprios pais que a acolhem neste novo mundo. Mas como podem os seus pais ter botões pretos no lugar de olhos? E por que motivo querem estes novos pais aprisionar os antigos num espelho existente no corredor? Será que ela está simplesmente a sonhar ou na verdade já não pertence ao mundo real? Um livro que alia qualidade estética à qualidade literária e que resulta numa poderosa e mágica ficção, sem limites entre a realidade e a fantasia.

   Este livro foi adaptado ao cinema de animação. Podes ver o trailer clicando AQUI.









Autor - NEIL GAIMAN



Título do livro:
GUARDEI AS LÁGRIMAS NO BOLSO

   Diana tem 11 anos e é uma menina de imaginação fértil que vive com a avó. A avó está sempre a dizer que ela é uma criança diferente e que o seu melhor amigo, um rapaz chamado Pedro, também deve ser um rapaz diferente para gostar tanto de Diana. Os dois gostam de pedalar, conversar e partilhar coisas tão simples como as flores que crescem descuidadas nos campos, as árvores escondendo ninhos, os sardões. Um dia Diana descobre, no sótão da casa da avó, uma fotografia da sua mãe que a faz questionar sobre o passado. A sua curiosidade leva-a a querer descobrir que segredos se escondem naquela casa.

Autora - ANA MEIRELES


Estivemos hoje, dia 17 de outubro, reunidos na BE da EB para vermos em que consiste esta atividade. Ouvimos o professor bibliotecário, com as suas indicações, escutámos com atenção duas amostras dos livros que estão indicados em cima e, depois, voltámos para a sala de aula onde, com a ajuda da Prof. Regina, escrevemos as nossas impressões pessoais sobre os extratos lidos.
Daqui por diante, temos 15 dias para lermos o resto dos livros.

As nossas impressões são estas:

CORALINE E A PORTA SECRETA - A Catarina Dias disse que parecia uma aventura e mais interessante ainda com a porta secreta; a Alina gostou muito porque a fez rir muito; a Catarina gostou porque parecia uma aventura; a Ana Maria gostou muito porque a interessou e também a fez rir; a Beatriz gostou porque era uma história com muita piada.

GUARDEI AS LÁGRIMAS NO BOLSO - a Catarina disse que havia uma história engraçada de que gostou; a Alina disse que queria conhecer o livro porque este a fez rir; a Catarina Almeida referiu que era uma história humorística mas triste; a Ana Maria gostou porque a interessou, fez rir, achou lindo; a Beatriz achou engraçado, foi uma aventura.






Título do livro
SININHO ANDA COM AZAR

O primeiro livro da colecção é dedicado à Sininho, cujo dom é o de consertar tachos e panelas. Mas Sininho perdeu o martelo, o que lhe complica a vida. Os consertos começam a sair-lhe mal e as outras fadas pensam que Sininho perdeu o seu dom. Mas Sininho tem outro martelo… só que está na casa do Peter Pan. Sininho e Peter Pan deixaram de se falar quando ele trouxe a Wendy para a Terra do Nunca! Será a fadinha capaz de fazer as pazes com o amigo, ou terá de desistir do seu dom?






KIKI THORPE  escreveu ou adaptou mais de cinquenta livros para crianças. Anterior editora de livro infantis,  escreve atualmente a tempo inteiro a partir de San Francisco.






Título do livro
HISTÓRIAS DA TERRA E DO MAR


É composto por cinco contos - "História da Gata Borralheira", "O Silêncio", "A Casa do Mar", "Saga" e "Vila d' Arcos" - que nos transportam para o universo da infância. Cada um deles tem uma harmonia própria que vive de alargadas descrições, de personagens encantadas e de metáforas expressivas.



Autora
SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

Sophia de Mello Breyner Andresen  (Porto, 6 de Novembro de 1919 - Lisboa,  2 de Julho de 2004) foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999. Desde 2014 está no Panteão Nacional.


De novo reunidos na BE da EB, escutámos mais duas amostras de leitura e levámos para casa para lermos o resto em leitura autónoma. Temos 15 dias para lermos estes livros, isto é, até ao próximo dia 14 de novembro.

Quem vai levar, desta vez, os livros é o seguinte conjunto de alunos: a Cristiana, o Diogo Maia, o Diogo Duarte, o Eduardo e a Filipa.

HISTÓRIAS DA TERRA E DO MAR - O Eduardo referiu que achou que uma história escrita com imaginação e muito realista. A Filipa ficou com muita curiosidade de ler o resto do livro. O Diogo gostou muito e regista que parece ser interessante., o Diogo Maia gostou da história porque fala sobre uma família num baile. Finalmente, a Cristiana disse que este livro a fez rir, que é muito divertido.

SININHO ANDA COM AZAR - O Eduardo afirma ser uma história com imaginação e com piada. A Filipa gostou porque lhe parece ser uma aventura fantástica. O Diogo julga que deve ser bom ler este livro.O Diogo Maia achou a história gira sobretudo pelas onomatopeias empregues. A Cristiana gostou da introdução da história. Este livro fê-la rir.







Livro
OS DEZ ANÕEZINHOS DA TIA VERDE-ÁGUA

   Era uma vez uma rapariga casada que se dava muito mal com o marido porque tudo na casa estava sempre desarrumado e, por mais que ela cirandasse de um  lado para o outro, parecia que o tempo nunca lhe chegava para nada! 
   Lá em casa, a vida começou mesmo a ser insuportável, com o marido sempre a  queixar-se e até a ralhar-lhe a todo o instante, e ela a andar cada vez mais triste, sem saber o que fazer à vida...




Autor
ANTÓNIO SÉRGIO

   António Sérgio de Sousa Júnior (Damão3 de setembro de 1883 — Lisboa24 de janeiro de 1969) foi um pensador, pedagogo e político português.


  Neste dia 21 de novembro, estivemos, de novo, reunidos na BE da EB, para nos ser apresentado um outro livro para cinco de nós lermos nos próximos 15 dias, isto é, até ao dia 5 de dezembro.

  Os alunos que vão levar o livro para leitura domiciliária são: o Filipe, a Francisca, o Francisco , a Mariana e o Rui Pedro.

   Na aula, escrevemos as nossas impressões sobre a amostra lida. A Mariana afirma que a parte lida pelo PB é muito interessante e magnífica ao que o Filipe acrescenta que é fascinante e engraçado. O Francisco testemunha que a mulher nunca arrumava nem fazia nada e, graças à tia, ficou mais feliz. A Francisca diz que o livro é muito engraçado e o Rui Pedro que foi fascinante pelas falas das personagens que o fizeram rir.


0 comentários:

Enviar um comentário